Atendimento / Ouvidoria

Qual o melhor momento para fazer MBA?

Blog
15 de dezembro de 2017
MBA em Gestão Empresarial

MBA no Brasil é um programa de especialização lato sensu voltado para executivos que querem aprimorar conhecimentos na área de gestão e aumentar seus níveis de empregabilidade. Muitos alunos atualmente procuram fazer o curso ao invés de uma pós-graduação, já que este prepara mais para os jovens assumirem um cargo de gestão. Qual o melhor momento para fazer MBA?

Hoje por conta de um mercado de trabalho em que as atividades profissionais e compromissos são cada vez frequentes e alternativos, os programas de MBA são oferecidos com uma duração adequada para cada caso, respeitando o profissional que esteja trabalhando oferecendo horários mais flexíveis. Afinal o MBA não veio para tirar o executivo do mercado de trabalho, mas complementar a atividade profissional e ajudar o participante a atingir maiores níveis de competência. 

 Por isso, é recomendável que o participante já esteja trabalhando antes de iniciar o MBA. Esse tipo de programa atende, sobretudo, aqueles que trabalham, já desempenhando atividades profissionais. De um modo geral os participantes devem comprovar experiência profissional acima de 3 anos, de modo a permitir adequados níveis de entendimento e discussão entre professores e alunos, o que contribuiria para que o participante compartilhe os conhecimentos e práticas dentro de seu ambiente de trabalho.  

Muitas vezes bacharéis das mais diversas formações universitárias trabalham hoje em diferentes áreas nas organizações onde não tiveram uma formação específica. É natural que procurem um MBA para adquirir conceitos,?práticas e novos instrumentos a serem utilizados em seu trabalho para melhor desenvolvimento dessas atividades. Afinal uma das características deste programa é sua atualização e sua praticidade, diferentemente de programas de mestrado e doutorado que são focados em pesquisa cientifica.  

Sendo assim, sem sombra de dúvidas o melhor momento é o “hoje”, é o “agora” para a busca de um MBA no curriculum vitae. As empresas estão mais seletivas, realizando reduções em suas equipes e cada profissional deve fazer o melhor de si, procurando investir na sua?educação continuada para se diferenciar dos demais. 

Sobre o autor

Isnard Marshall é professor e coordenador curso de MBA em Gestão Empresarial da STRONG FGV. Também é professor pesquisador da STRONG ESAGS e Coordenador e autor dos livros da série FGV Publicações Doutor em Engenharia Química pela Escola de Química – UFRJ / RJ, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE / RJ, Especialista em Administração pela PUC / RJ e Administrador de Empresas pela EBAPE – FGV / RJ. Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização no exterior, destacando-se:

Brazilian Program for Quality Management promovido pela AOTS / JUSE (Yokohama, Japão – 1991), Business Seminar pela Ohio University (Athens, EUA – 2002), Business and Management for International Professionals pela University of California (Irvine, EUA – 2003 a 2007, 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014), Conducting Business in a Changing World pela University of Tampa (2011), Public Policy, Finance and Investment Strategies pela University of Chicago (2011) e International Program in Business pela University of Miami (2012).


Precisa de ajuda?