Atendimento / Ouvidoria

Saiba como garantir um futuro sem apertos financeiros

Blog
21 de novembro de 2016

futuro sem apertos financeirosGuardar dinheiro talvez seja um dos principais desafios para o brasileiro. Porém, quem não faz isso certamente sentirá as consequências no futuro. Quem avisa é o administrador de empresas e consultor do Instituto Educacional BM&FBOVESPA, Carlos Alberto Barboza.

IMG_7281Na última quinta-feira (17) ele esteve na Escola Superior de Administração e Gestão (Strong Esags) de Santos para uma palestra sobre Finanças Pessoais – Master. O encontro foi idealizado pelo professor de Administração Financeira na Strong Esags, Rogério Salles.

Em sua fala, Barboza foi taxativo. “A educação financeira é importantíssima para a vida das pessoas. É a única forma para viver sem preocupações”. Ele ressalta, ainda, que planejar o futuro e o da família, pensar antes de consumir produtos e serviços e adquirir apenas bens que realmente se necessita são algumas dicas para evitar problemas futuros.

“O ciclo da vida financeira nos mostra que dos 20 aos 30 anos é preciso focar em objetivos, começar a poupar, assumir riscos. Dos 30 aos 50 você constrói a vida, uma família, o patrimônio. Então, passa a ter atitudes mais conservadoras. Se esse ciclo for seguido, ao chegar na fase da aposentadoria, a partir dos 65 anos, você pode aproveitar a vida como quiser e com tranquilidade”.

Quando as pessoas não se organizam, explica o consultor, a tendência é chegarem à fase da aposentadoria com dificuldades para poder se manter. 

Então, vale ficar de olho nas orientações básicas dadas pelo especialista, para garantir um futuro sem apertos financeiros:

dicas

Lembre-se que: consumir adequadamente desenvolve a economia e gera empregos; consumir exageradamente causa problemas de orçamento pessoal.


Precisa de ajuda?