Atendimento / Ouvidoria

Técnicas de Negociação para o Novo Normal

Blog
28 de julho de 2020

Por conta da pandemia de COVID-19, estamos vivendo uma crise econômica. E toda crise é uma época de mudanças. Como já foi dito muitas vezes, temos de nos readequar ao Novo Normal e desenvolver novas competências para abrir novas portas e crescer profissionalmente. E saber as melhores técnicas de negociação para esse novo momento é de suma importância.

O que é o Novo Normal

O Novo Normal, termo que se tem ouvido falar muito desde o início da quarentena, é esse novo jeito de viver e trabalhar que a pandemia proporcionou. A ascensão do home office e outras formas de trabalho remoto, a importância maior da tecnologia em contraponto às atividades presenciais, a transformação digital pela qual várias empresas estão passando agora, dentre outras mudanças. Alguns comportamentos que já eram importantes antes da pandemia ficaram ainda mais em evidência nesse Novo Normal.

Uma das competências mais necessárias é o heads-on, a proatividade. Não podemos mais ter um comportamento reativo. “O profissional do futuro é pau para toda obra, está ali para qualquer demanda”, explica o professor Vinicius Veiga, da STRONG FGV. Enquanto nós queremos permanecer no mercado de trabalho, nós precisamos estudar. Nos reciclar e sempre aprender coisas novas.

Quem não possui habilidades com tecnologia da informação, segundo o professor, também vai sentir bastante dificuldade no futuro. “Você que está fazendo home office hoje também tem que dominar as ferramentas do computador”. Os funcionários vão passar a ser avaliados mais pelos resultados. “Acabou essa história de cobrar por pontualidade, por exemplo. O que interessa é que ele dê os resultados que a empresa quer. ”

Gestão de tempo, a empatia, a resiliência e a criatividade também são importantes. Agora, outra competência extremamente importante é a Negociação. E é sobre isso que iremos nos aprofundar mais.

Assim como algumas das outras habilidades que citamos anteriormente, a Negociação foi listada no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, como uma das 10 habilidades mais importantes para 2020.

Técnicas de Negociação

Existem várias formas de se negociar. A negociação depende, fundamentalmente, de relacionamento, que por sua vez, é baseado principalmente em comunicação, confiança e emoção. Vamos falar de técnicas de negociação para utilizar em sua empresa:

A arte de negociar faz parte do cotidiano das pessoas. Objetivos pessoais e profissionais são conquistados por meio da negociação, que é uma habilidade que, caso utilizada da forma correta, irá ser um diferencial para que os profissionais alcancem o sucesso em suas carreiras.

Negociar demanda bastante confiança e preparação. Chegar de forma ansiosa e despreparada, levando ao improviso, é um péssimo ponto. Uma das principais técnicas de negociação em compras, por exemplo, é a preparação de antemão. “Quando se entra em uma negociação, você deve saber claramente aonde quer chegar, o porquê e como irá fazer isso”, afirma o professor Vinicius Veiga.

Outra das técnicas de negociação para não perder nenhuma venda é a de compartilhar informações com a outra parte. Isso gera uma ligação entre as duas pessoas que estão negociando, tendo um impacto positivo no relacionamento delas e sendo mais um fator que pode levar ao desfecho positivo dessa negociação.

As técnicas de negociação em vendas mais importantes têm muito mais a ver com a geração de empatia do que com truques ou esperteza para persuadir alguém. O importante é que você seja um bom ouvinte, foque em emoções positivas. Também é de muita importância que o bom negociador seja confiante – a insegurança poderá e irá ser sentida pelo seu interlocutor e de forma alguma isso trará benefícios nessa negociação.

O que é a Negociação?

A Negociação é um meio básico de conseguir o que se quer de outrem, segundo os professores Roger Fisher, Bruce Patton e William Ury, da Universidade de Harvard. É uma comunicação bidirecional concebida para chegar a um acordo, quando você e o outro lado têm alguns interesses em comum e outros opostos.

Os elementos da Negociação Efetiva

A sua habilidade em negociar efetivamente é composta por alguns fatores que, ao se juntar, refletem no sucesso dessa negociação. Começando pelo estilo pessoal das pessoas que estão negociando, que é a primeira coisa que influencia na percepção que um terá do outro e também no resultado final dessa negociação.

Depois, são as metas. Quando se entra em uma negociação, você deve ter uma meta muito bem definida (aonde você quer chegar). Você deve também ter uma boa comunicação (verbal e não-verbal), um bom relacionamento, ter interesses bem definidos, seguir os padrões e normas do país em que você está, da empresa na qual você está. Também é importante levar em consideração as relações de poder entre as pessoas que estão negociando, buscar alternativas caso a conversa não chegue a um consenso e, por fim, fazer um compromisso. Esses são os nove elementos da Negociação Efetiva.

Nos cursos de MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Gestão da Tecnologia da Informação na STRONG FGV, você tem a oportunidade de desenvolver sua habilidade em negociar ao lado de professores com muita experiência no mercado, além de interagir e fazer networking com colegas de turma que trabalham nas mais diversas áreas do mercado profissional.

 

Veja também:

Transformação Digital cria demanda por desenvolvimento de soft skills

Ter uma Pós-Graduação aumenta oportunidades no mercado de trabalho

As mudanças de comportamento provocadas pela pandemia


Precisa de ajuda?