Atendimento / Ouvidoria

Open Class: Cursos de Curta e Média Duração FGV

Eventos
Webinar FGV: Novas Tecnologias e a Revolução do RH

Data: 20/04/2021

Hora: 18h30

Endereço: Mediado por Tecnologia

Local: Mediado por Tecnologia

Já pensou em viver a experiência única de ser um aluno FGV?

Agora você tem essa oportunidade.

Escolha a open class mais adequada para os seus objetivos profissionais e participe de uma aula inovadora, gratuita e contemporânea, que coloca você como protagonista do processo de aprendizagem.

Na modalidade live, a aula é 100% ao vivo, por webconferência. Assim, nas open classes, você vivencia exatamente a dinâmica dos nossos cursos de Curta e Média Duração.

Confira as aulas gratuitas que serão transmitidas ao vivo via ZOOM no dia 20/04 (terça-feira), às 18h30:

A Genética do Líder: Uma abordagem a partir da Neurociência

Pesquisas recentes sugerem que há fatores genéticos que são determinantes para a liderança. Será mesmo? Ou, quem sabe, a liderança é uma arte que pode ser aprendida? E como as estruturas e processos neuronais participam das relações de liderança? ​

Nesta aula, vamos fazer uma reflexão sobre as contribuições que o debate entre a Genética e a Neurociência estão trazendo tanto para o CEO de uma grande empresa quanto para o gerente de uma pequena equipe, a fim de aplicá-las no dia a dia corporativo.

Sobre a palestrante:

Aline Dotta é psicóloga, Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Neurociência pela Florida Christian University. É diretora da empresa Aline Dotta Neurobusiness, onde há mais de 10 anos abrange diferentes aspectos da Psicologia, Coaching e Neurociência, realizando Consultorias na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas e Equipes.

Agilidade na Gestão de Projetos e dos Negócios

O mercado de trabalho tem valorizado muito as competências e técnicas relacionadas ao ágil na gestão de projetos e dos negócios. Trata-se de uma perspectiva relativamente recente, mas que vem promovendo uma verdadeira revolução na gestão das organizações independentemente da sua origem, do seu porte ou do seu segmento.

Nessa aula faremos uma reflexão sobre as principais características associadas à agilidade, o que acarretou seu surgimento e como se encaixam no âmbito dessa gestão.

Sobre o palestrante:

Robin Reimermendt é Mestre em Ciência da Computação e pós-graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-Rio. MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Formado em Engenharia Civil, tem as certificações: PMP (Project Management Professional), PRINCE2 Practitioner, CSM (Certified Scrum Master), ITIL Foundation e COBIT Foundation. Atuação de 3 anos em projetos de construção civil e mais de 30 anos como consultor em TI, conduzindo projetos de TI e de processos em empresas de médio e grande porte de diversos segmentos, como IBM, Petros, CSN, Jornal O Globo, Bradesco Seguros, OI, TIVIT e Stefanini. Mais de 30 anos de experiência acadêmica, na área de Informática e de Projetos, lecionando em cursos de Pós-Graduação, MBA e Pós-MBA em disciplinas de TI, Processos e Gerenciamento de Projetos, como: Pós-MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação, MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Gestão Empresarial todos da FGV, e o curso de pós-graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas da PUC-Rio.

Liderança em cenários de pandemia e Quarta Revolução Industrial

Estamos todos conscientes das mudanças aceleradas que têm marcado o nosso mundo nas últimas décadas e, sobretudo, no último ano. Se a pandemia alterou e acelerou muita coisa na vida de todos nós, já faz tempo que a tecnologia vem afetando todas as áreas da vida. ​ A Quarta Revolução Industrial apresenta uma nova realidade e indica megatendências que impactam todo o ecossistema e o comportamento humano nas organizações e na sociedade.

Nesta aula, vamos discutir os principais aspectos do cenário atual e as tendências que afetam as organizações e as lideranças diante dos desafios e das disrupções que se apresentam.​

Sobre o palestrante:

Robson Santarém é Administrador, Mestre em Ciências Pedagógicas, pós-graduado em Filosofia Moderna e Contemporânea, Psicologia Junguiana, Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, com formação holística pela UNIPAZ. Coach ACC/ICF. Fundador da Anima Consultoria para Evolução Humana. Professor dos MBAs da FGV, UFF LATEC e Universidade Veiga de Almeida. Palestrante em vários congressos e cursos de Desenvolvimento de Lideranças, Ética e Espiritualidade no Trabalho. Foi Vice-Presidente da ABRH-RJ (gestão 2004/2006), Diretor da ICF Chapter RJ (2014/2016) e mentor das lideranças da Rio Junior. É autor dos livros Millennials: o mundo é melhor, AutoLiderança – Uma Jornada Espiritual, A Perfeita Alegria – Francisco de Assis para Líderes e Gestores, As Bem-Aventuranças do Líder: A jornada do herói e Precisa-se (de) Ser Humano – Valores Humanos: Educação & Gestão.

Tecnologia e marketing pós-pandemia

Enquanto o mundo une forças para lutar contra as crises sanitária e financeira, as empresas olham para o futuro com profunda preocupação. Muitas mudanças que a nossa rotina incorporou em função da pandemia não vão retornar ao ponto de antes. Coisas simples, como compras de supermercado ou reuniões, tornaram-se incômodas para os consumidores. ​ As empresas e instituições públicas agora têm a sua capacidade de responder rapidamente testada.

Entender como as atividades de marketing acontecerão quando a fase mais difícil passar e quais tecnologias farão parte da nossa rotina são demandas fundamentais para qualquer gestor. ​

Nesta aula, serão discutidas as tendências de tecnologia e marketing assim como serão apontados caminhos para que organizações de todos os tamanhos possam aproveitar melhor as oportunidades que virão.​

Sobre o palestrante:

André Miceli é Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela mesma instituição. Pós-graduado no programa Advanced Executive Certificate in Management, Innovation & Technology do Massachusetts Institute of Technology (MIT), cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. É Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela PUC do Rio de Janeiro. Dedica suas pesquisas à simplificação da Tecnologia da Informaçãoatravés de Social, Mobile, Analytics, Cloud e IoT, além de Planejamento de Marketing Digital e Cocriação.

Desafios da gestão de clínicas, laboratórios e consultórios

Médicos, cirurgiões dentistas e demais profissionais da saúde enfrentam um grande desafio na gestão das suas clínicas, dos seus laboratórios e dos seus consultórios. Sendo especialistas e com formação predominantemente técnica, esses profissionais não têm a oportunidade de se capacitar em questões de gestão financeira, marketing e operações, embora tenham de lidar com essas questões no dia a dia.​

Nesta aula, serão apresentados, de forma prática e direta, os principais conceitos de gestão que possibilitam ao profissional da saúde abrir e gerir com sucesso os seus laboratórios, consultórios e clínicas médicas, odontológicas e multidisciplinares.​

Sobre o palestrante:

Jamal Azzam é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1986 e especialista em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Planejando decisões em Finanças Corporativas

A velocidade dos ambientes de negócio impõe processos decisórios ágeis e assertivos. E nas Finanças Corporativas, isso não é diferente! Erros nos julgamentos financeiros, como nas decisões sobre capital de giro, investimentos ou financiamentos de projetos, podem custar caro. Planejar as decisões em Finanças Corporativas usualmente melhora o desempenho econômico e financeiro de empresas e a sua capacidade de obter novas e permanentes fontes de financiamento. ​

Nesta aula, vamos apresentar os princípios financeiros de valor econômico, de risco e retorno, decisões financeiras de investimento e de financiamento. Serão abordados assuntos como: tesouraria e gestão de capital de giro, valuation de investimentos, fontes de financiamento nos fundos de equity, mercados financeiros e capitais.​

Sobre o palestrante:

Diego Ozório é Doutorando pelo ISCTE-IUL, Lisboa e pela ESC Rennes, Rennes. Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Análise de Risco pelo IBMEC. MBA pelo IBMEC. Professor há 12 anos em Programas Abertos e In-Company de MBA, Pós-MBA e Graduação pela FGV e Ibmec, lecionando as disciplinas: Avaliação de Investimentos, Valuation de Empresas, Finanças Corporativas, Administração de Capital de Giro, Análise de Projetos de Investimentos, Administração Financeira de Longo Prazo, Sistema Financeiro, Gestão de Carteira, Gerenciamento de Risco, Fusões e Aquisições entre outras.


Precisa de ajuda?