Palestra: Comunicação como diferencial de carreira de jovens profissionais e gestores nos novos tempos
às 19h
Endereço: Online
Local: Online
Palestrante: Profa. Beatrice Boechat
Muito se fala sobre substituição das pessoas pelas máquinas e robôs, sobre o fim dos empregos – ainda mais em um contexto de desaceleração global da economia. Neste cenário, jovens profissionais – e inclusive executivos seniors! – se veem na árdua tarefa de fazer novas perguntas a si próprios, de re-organizar ideias sobre o seu presente e o seu futuro, e de criar novas estratégias de carreira para lidar com um mundo em que o poder e velocidade de processamento das máquinas é, de fato, maior do que o de seres humanos.
E aí? Há salvação? Sim! Neste contexto, emergirão novos postos de trabalhos e novas carreiras. Máquinas e robôs – este é o detalhe que faz toda a diferença – são incapazes de sentir, de se relacionar. Nestas novas trilhas de trajetórias profissionais, os cargos mais estratégicos certamente exigirão, cada vez mais, a competência comunicativa. E se a conhecida soft skill de comunicação é o ponto de partida para excelentes relacionamentos interpessoais, é por meio destes que emergirá a eficácia do Gestor. Não é a eficácia o predicado que mais nos é cobrado, atualmente? Então memorize: é impensável e impossível uma boa gestão sem uma excelente comunicação.
Nesta palestra, Beatrice Boechat abordará inteligentes e importantes estratégias e táticas de comunicação que podem (e devem!) ser utilizadas pelos profissionais/ Gestores contemporâneos para um fazer acontecer efetivo – em que tanto a dimensão pessoas quanto a de resultados são contempladas com excelência, levando à maior visibilidade do profissional na empresa e, consequentemente, a maiores chances de sucesso na carreira.
Sobre a palestrante:
Beatrice Boechat DElia é consultora, docente, mentora, escritora, design thinker e palestrante com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Gestão de Pessoas, Cultura, Comunicação e Inovação organizacional. Possui formação internacional com o sociólogo do trabalho Domenico De Masi pela Università La Sapienza (Roma), onde completou a pós-graduação em Gestão, Comunicação e organizações (Master in Comunicazioni ed Organizzazioni). É mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde deu prosseguimento aos seus estudos sobre felicidade e trabalho; possui MBA em Gestão de pessoas pela Fundação Getulio Vargas (FGV); e graduou-se em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo passado um ano acadêmico na University of California/San Diego (UCSD) e seis meses em Washington D.C. É professora convidada de vários MBAs da FGV (tendo ministrado disciplinas em Angola), além de docente de MBAs da UFRJ e UFF. Como consultora e facilitadora, auxilia organizações privadas e públicas nas seguintes áreas: desenvolvimento empresarial/humano, mentoria empresarial e individual (executivos, gestores, potenciais gestores e jovens profissionais), análise comportamental (metodologia DISC), desenvolvimento de carreira, recrutamento e seleção, capacitação de pessoas, mediação de reuniões, formação de lideranças e equipes, melhoria da comunicação interpessoal e corporativa, gestão da mudança (change management), gestão de processos de inovação, técnicas de oratória. É facilitadora em design thinking e business model canvas. É certificada pelo programa de gestão avançada da Amana-Key (APG), ministrado por Oscar Motomura. É coautora do livro Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas (editora FGV) e autora do recém-lançado livro Técnico de RH (editora SENAC/2019).