Atendimento / Ouvidoria

A inteligência artificial no gerenciamento de projetos

Blog
24 de novembro de 2020
gerenciamento de projetos

A população global cresce a níveis exponenciais. Esse ritmo acelerado, por sua vez, também traz desafios em relação a como a produção poderá seguir o crescimento para atender às demandas desse número populacional cada vez maior.

O processo do desenvolvimento tecnológico também segue esse nível exponencial, para acompanhar a demanda biológica e suprir as necessidades das cidades. Mas a escala de crescimento das organizações não acompanha o mesmo nível. Ela é feita em níveis logarítmicos, e não exponenciais.

E uma das ferramentas para impulsionar esse crescimento das organizações é a inteligência artificial. Os impactos, inicialmente, podem parecer pequenas mudanças rotineiras, mas com o passar do tempo, a eficiência geral em longo prazo será bem significativa.

E o que é o gerenciamento de projetos? Segundo o guia PMBOK, a principal publicação da área, o projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico.

Inteligência Artificial na Gerenciamento de Projetos

Mas afinal, de que forma a Inteligência Artificial pode ser útil no gerenciamento de projetos? Primeiramente, ela diminui as chances de erro. A inteligência artificial tem os instrumentos necessários para fazer a detecção de erros em processos do gerenciamento de projetos.

Assim, ela pode identificar e alertar se o caminho que está sendo tomado vai gerar riscos ao projeto. Por exemplo, a inteligência artificial pode observar as reais estimativas de entrega de tarefas do seu projeto e comparar com o cronograma planejado, alertando sobre atrasos e o que pode ser feito para os superar.

A Inteligência Artificial também aumenta a qualidade dos resultados. Se ela é capaz de mapear e identificar os erros antes que eles efetivamente aconteçam, ou pode até mostrar como superá-los, é possível que ela aumente a qualidade do resultado final do projeto, pois quanto menores os erros, maiores as chances de o projeto sair do jeito que ele foi planejado.

A Inteligência Artificial pode ajudar também ao fazer a automatização de tarefas simples. Ela é capaz de automatizar, por exemplo, o envio de e-mails, de fazer notificação sobre atrasos e custos do projeto, dentre outras atribuições. A automatização dessas tarefas pode economizar o tempo que a equipe do projeto teria que gastar com tarefas cotidianas, dando a eles mais possibilidade de pensar em inovações e melhorias para o projeto.

Tomada de decisões

A tomada de decisões pode ser facilitada com as sugestões da Inteligência Artificial, que é capaz, por meio de um grande volume de dados, de ajudar o gerente de projetos a entender qual decisão será a melhor para a entrega final do empreendimento. Isso pode otimizar o tempo gasto com a tomada de decisões – o que, em muitos casos, pode demorar bastante, pois o gerente de projetos precisa ele mesmo balancear todos os possíveis outcomes, o que é facilmente feito com muito mais velocidade por uma IA.

O sistema de aprendizado das máquinas trabalha com classificação e probabilidades. Alguns, trabalham com dados históricos; outros, com exemplos. Esses modelos devem ser treinados e testados com dados reais – ou seja, você deve coletar, transformar e armazenar os dados em um Big Data ou consumir dados de APIs internas ou externas.

O tamanho e a complexidade dos projetos são importantes para começar o uso de inteligência artificial. Projetos muito pequenos e de baixa complexidade não mostrarão os benefícios da inteligência artificial, tanto pelo esforço para se conseguir os dados como pelas poucas e óbvias configurações do projeto. A escolha deve ser de um projeto grande e complexo.

Por fim, vale ressaltar que apesar de todos esses benefícios que citamos em favor da inteligência artificial, ainda existem funções e situações que realmente, só a inteligência humana poderá desempenhar com aptidão. Imagine só, de que forma um gerente robotizado fará a gestão de pessoas, a interação com fornecedores, renegociará prazos quando necessário, mediará conflitos, motivará humanos, dentre outras características típicas de soft skills que um logaritmo ou uma máquina não pode compreender?

Diferença entre inteligência artificial x humana

Pode parecer lugar comum, mas é fato que a inteligência artificial se porta de maneira inteiramente racional quando se comparada com a inteligência humana. Qualquer pessoa, não importa o quão preparada ela esteja ou quanto de experiência ela possua, ela nunca terá a frieza na tomada de decisões semelhante a uma máquina.

Em comparação com os humanos, as máquinas vão analisar, única e exclusivamente, o que está programado pelo algoritmo. O comportamento humano pode ser imitado pela inteligência artificial, mas os resultados são todos derivados de uma série de cálculos e informações.

Dentro do escopo da inteligência artificial, existe o que é conhecido como machine learning. Se trata de uma área que usa de métodos estatísticos para ensinar as máquinas a aprenderem com a experiência.

Outro termo que muito se escuta é o deep learning, que por sua vez, é uma subárea do machine learning focada no uso de redes neurais para o aprendizado.

Existem estimativas de que com o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial, a capacidade de tomada de decisão das máquinas em 2045 será maior que a de todos os seres humanos combinados. Mas a automação começou faz tempo, e está cada vez mais presente em nossas vidas.

Quanto maiores os bancos de dados das quais as máquinas podem retirar as informações, mais precisas elas serão em seus processos.

O gerenciamento de projetos implica conhecimentos e técnicas para a realização de atividades com o fim de atingir as metas empresariais já estabelecidas, sejam elas relacionadas ao lucro da organização ou às políticas aplicadas no cotidiano da empresa.

Nesse sentido, a tecnologia auxilia bastante em tal tarefa e, com o advento da inteligência artificial, as empresas aumentam as suas chances de efetivar uma gestão ainda melhor.

De uma forma mais simples, o gerenciamento de projetos com a inteligência artificial é um sistema que permite efetuar a gestão e a administração cotidiana de projetos sem a necessidade da contribuição humana – o que pode causar certo temor por parte dos gestores. Até porque, a inteligência artificial então estaria destinada a automatizar não só as tarefas mais simples para economizar tempo, mas também desenvolveria uma compreensão dos índices chave de desempenho dos projetos.

Esta compreensão do gerenciamento de projetos com a inteligência artificial poderá, em seguida, permitir o desenvolvimento de novas ideias, a realização de tarefas mais complexas ou até mesmo fazer recomendações para a tomada de decisões.

Veja também:
Como o Gerenciamento de Projetos vai superar o avanço da tecnologia
Gerenciamento das comunicações em projetos: O que é isso e qual a sua importância?
Qual é o momento certo para cursar um MBA em Gerenciamento de Projetos?


Precisa de ajuda?