Atendimento / Ouvidoria

Afinal, MBA é o mesmo que pós-graduação? 

Blog
30 de março de 2022

MBA e pós-graduação são a mesma coisa? O diploma da graduação é muito importante, porém não é mais suficiente na maioria dos casos. Então, especializar-se é importante. Mas qual caminho recorrer, então? O que escolher?

Essa é uma questão muito relevante por inúmeros motivos. Primeiramente, porque ajuda a definir o seu futuro. Afinal, conta como um adicional na especialização que se refere à sua formação enquanto profissional. Por isso, requer qualidade.

Além disso, também é importante porque pode variar de acordo com seus objetivos profissionais. Nesse sentido, considere que um tipo de especialização pode ser perfeita para um fim, mas não para outro, quando uma alternativa diferente se faz melhor.

Então, confira abaixo tudo sobre MBA e pós-graduação e como cada um deles se delimita!

O que é MBA?

MBA é a sigla para Master of Business Administration. Assim, ele consiste em uma especialização voltada à administração e aos negócios.

Ele é um curso cujas aulas direcionam o aluno para questões empresariais e que envolvem o mundo dos negócios. Por isso, é mais específico quanto ao objetivo que se volta à área comercial e empresarial.

Para que serve o MBA?

Ele serve para desenvolver o aluno em práticas diárias do mundo dos negócios. As aulas abarcam conteúdos teóricos e práticos. Todos eles objetivam o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que se voltam ao mundo dos negócios.

Assim, é uma especialização nessa área em específico. Quem faz um MBA, então, busca preparar-se para o mundo executivo, foco desse tipo de curso.

O que é pós-graduação?

A pós-graduação, por sua vez, é uma especialização lato sensu, ou seja, em sentido amplo. Afinal, ela não necessariamente se volta apenas a um foco ou nicho. Assim, ela tem pluralidade.

Isso significa que ao realizar uma pós-graduação o aluno escolhe uma área na qual pretende se aprofundar e obter mais conhecimentos. Aqui ele não precisa ir, necessariamente, para a área de negócios, mas sim para outra que lhe interessa. 

Para que serve a pós-graduação?

Para o aprofundamento em áreas específicas de seu interesse. Assim, o aluno é convidado a mergulhar de cabeça em assuntos que foram vistos durante a graduação, mas que não foram aprofundados.

Desse modo, ele passa a aprender mais sobre um nicho específico, de forma a compreender questões que serão relevantes e presentes na prática profissional diária.

Então o MBA é a mesma coisa que a pós-graduação?

Não! Em verdade, um MBA é um tipo de pós-graduação, mas o contrário não é verdadeiro. Ou seja, a pós-graduação não é um MBA.

Por isso, não, MBA e pós-graduação não são a mesma coisa e se voltam para objetivos que são ao mesmo tempo semelhantes, mas também bem diferentes. Afinal, o primeiro é específico quanto à área e o foco; o segundo, por sua vez, apresenta um leque de possibilidades, de modo que cabe ao aluno escolher em qual delas deseja se aprofundar.

O MBA, como vimos acima, é uma especialização que se volta ao mundo de negócios. Portanto, ele ajuda a especializar o aluno. Porém, ao fazê-lo tem sempre como foco a área empresarial.

Por outro lado, a pós-graduação é um curso também de especialização. Todavia, ela convida o aluno a se aprofundar em áreas do nicho de sua formação. Assim, ele se volta (por vontade própria) a uma matéria na qual deseja se especializar. Ela, então, não precisa ser voltada aos negócios.

Exemplo prático das diferenças entre MBA e Pós-graduação, que não são a mesma coisa

Considere, por exemplo, uma pessoa que se gradua no curso de Direito. Após fazê-lo, então, ela deseja se especializar. Ela pode optar por uma pós-graduação lato sensu, na qual poderá escolher entre diversas áreas, como Direito Ambiental, Penal, Civil, de Família, Trabalhista, Tributário, etc.

Ainda, pode optar, caso queira, pela especialização para fazer negócios enquanto advogado. Isto é, para atuar de modo a atrair mais clientes, fazer negociações mais vantajosas e desenvolver seu escritório ou empresa.

Nota a diferença? No primeiro caso, em que o bacharel em Direito escolhe entre as pós-graduações, ele se volta às áreas internas do mundo jurídico. Assim, especializa-se e se aprofunda em uma dessas partes.

Por outro lado, caso escolha o MBA, então o bacharel se deparará com uma especialização exclusivamente voltada aos negócios, e não à prática diária da advocacia em uma das áreas.

Essa é, então, a principal diferença entre MBA e pós-graduação, que não são a mesma coisa! Ambos servem para especializar um aluno. Contudo, um se volta para uma área específica, enquanto o outro dá possibilidades de aprofundamento que vão muito além do mundo dos negócios.

Então, qual escolher ao fim da faculdade: O MBA ou a pós-graduação?

Como vimos acima, ambas opções ajudam você a se especializar após o final da sua graduação. Com isso, fazem parte de estratégias para o seu desenvolvimento e sucesso profissional.

Mas qual, então, escolher? Qual é o melhor? Pois bem, a resposta depende, em muito, do que você deseja para sua vida profissional. Isto é, qual é o caminho que você deseja seguir e qual é o objetivo final.

Caso você queira apenas se aprofundar em uma área do seu interesse, talvez a melhor escolha seja a pós-graduação. Com ela é possível dividir experiências com colegas e professores. Também, saber mais sobre a prática da profissão com dicas que podem ajudar em muito no seu dia a dia.

Por outro lado, caso você sonhe em trabalhar no mundo dos negócios e queira saber mais sobre negociação, atração de clientela e posicionamento empresarial, então o MBA pode ser a escolha perfeita para o seu caso.

Nele o aluno aprende na teoria e na prática questões que são indispensáveis para negociar de forma efetiva e proveitosa. Assim, é possível se preparar para o mercado e para suas exigências.

Portanto, tanto um quanto o outro podem ser muito interessantes. A escolha final, então, dependerá do objetivo profissional e da área em que se deseja trabalhar.

Por último, saiba que ambas opções estão disponíveis para todas as áreas. Afinal, é possível em todas elas optar por desenvolver seu negócio ou, então, por se aprofundar em uma área para partir para o mercado de trabalho.


Precisa de ajuda?