Atendimento / Ouvidoria

Compreender sobre mindset é crucial para crescer profissionalmente

Blog
10 de março de 2020
Mindset

Conhecer o seu mindset, isto é, a configuração de sua mente, o seu padrão de comportamento é vital para que se entenda o seu estado atual, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

De acordo com a coordenadora do MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, profa. Dra. Ana Lígia Finamor, existem dois tipos de mindset, bem diferentes entre si: o fixo (fixed mindset) e o de crescimento (growth mindset).

“A pessoa com uma mentalidade fixa não gosta de desafios porque não quer correr riscos e prefere ficar na zona de conforto. Ela acha que o talento é inato, você só tem se nasce com ele”, conta Ana Lígia.

“Agora, a pessoa com uma mentalidade de crescimento gosta de desafios, acredita que o sucesso vem do esforço e que tomar riscos é necessário. Ela também gosta de receber feedback, pois acredita que seus erros contribuem para o crescimento”, complementa.

Para existir um aprendizado, de acordo com a coordenadora do MBA, é necessário ter inteligência emocional. “É o que te dá o suporte para buscar se adaptar e melhorar caso o seu mindset esteja impedindo o seu crescimento, que é o caso de quem tem um fixed mindset”, completa.

Desenvolvimento começa cedo

Ana Lígia fala que o que resulta no nosso desenvolvimento são os fatores genéticos e ambientais. “Imagine por exemplo uma criança que cai e começa a chorar. Se os pais estimulam esse comportamento, eles confirmam um modelo mental, um mindset. No futuro, quando essa criança se deparar com situações difíceis, ela vai se comportar desse jeito, lamentando”, explica a professora. “O que devia ser feito é o contrário, se a criança cai, os pais devem incentivá-la a se levantar e continuar tentando. ”

A professora recomenda que o trabalho para o fortalecimento do mindset deve ser feito desde cedo. “Se a criança estudar muito para uma prova, mas mesmo assim tirar uma nota baixa, os pais não devem apontar como uma derrota, e sim mostrar que essa falha serve para aprender e saber que pode conseguir um resultado melhor”, conclui.

“Liderança é isso. Um grande líder educa. E para isso ele precisa de uma análise mais profunda”. O MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas trabalha no desenvolvimento de soft skills para formar líderes mais efetivos que possam contribuir melhor para o desenvolvimento organizacional de uma empresa.


Precisa de ajuda?