Atendimento / Ouvidoria

Por que você precisa investir no MBA Gestão Empresarial?

Blog
01 de junho de 2021

O MBA em Gestão empresarial é o curso de pós-graduação lato sensu que fará toda a diferença na sua carreira profissional. Conheça os benefícios, quem pode fazer e as diferenças entre MBA e pós-graduação. 

O MBA em Gestão Empresarial é indicado para profissionais de diversas áreas, com diferentes formações. Isso porque em algum momento da carreira, esse profissional irá assumir um cargo de Diretor ou Gestor. Para quem se encontra nesse momento, ou pretende alcançar tais cargos em um futuro próximo, contar com o MBA gestão de negócios no currículo fará toda a diferença na hora de ser escolhido em um processo seletivo ou se destacar para uma promoção dentro da empresa.

Saiba mais sobre o curso no vídeo abaixo, em que fala Isnard Marshall, professor e coordenador do curso de MBA em Gestão Empresarial da FGV.

Com o MBA em Gestão Empresarial, o profissional se prepara para atuar em cargos de gestão, direção e administração. Se você sente que esse é o próximo passo que precisa dar em sua carreira, mas ainda tem dúvidas sobre o curso, confira no texto as vantagens desse MBA, bem como quais profissionais podem fazer e quais as diferenças entre MBA e Pós-Graduação. Confira!

Se preferir, clique direto no tópico:

MBA Gestão Empresarial: o que é?

O MBA Gestão Empresarial, como todo MBA, é um curso lato sensu. Ou seja, um curso de especialização voltado para o desenvolvimento profissional, que agrega uma visão geral e holística ao profissional. Dessa forma, ele se torna apto para assumir qualquer cargo de gestão ou direção de uma empresa.

Os temas abordados no curso são de extrema importância para quem vai desempenhar esse papel administrativo. Por exemplo:

  • marketing;
  • estratégia;
  • design thinking;
  • gestão de custos;
  • planejamento;
  • comunicação;
  • liderança;
  • gestão de pessoas.

A metodologia do MBA varia de acordo com a instituição escolhida. No caso do MBA Gestão Empresarial FGV da Strong, os alunos podem contar com estudos de caso para trabalharem a teoria e a prática em sinergia. Com isso, as aulas sempre propõem debates e discussões entre alunos e professores.

Além disso, os profissionais desenvolvem um plano de negócio no decorrer dos 18 meses de duração do curso. Mais uma vez, investindo no aprendizado prático, uma vez que os alunos vão lançar no mercado um produto desenvolvido em equipe. Com isso, as dúvidas que naturalmente surgem vão ser discutidas e esclarecidas com professores experientes.

É importante lembrar a inclusão do mercado digital. Atualmente, muitos produtos são lançados nesse formato. E, quando não, o marketing digital está sempre entre as principais estratégias de qualquer empresa. Por isso, esse também é um tema presente no programa do curso.

 

Quem pode fazer o curso de MBA Gestão Empresarial?

Um curso de MBA em gestão e empreendimento é destinado a profissionais de diversas áreas, não apenas àqueles relacionados à graduação de administração. Afinal, o que importa para a escolha do curso é o papel que o profissional vai desempenhar na empresa. Ou seja, qualquer profissional que queira atuar como empresário, ou em cargos como diretores e gerentes podem, e devem, se especializar com um MBA na área de desenvolvimento de negócios. 

A tendência de uma carreira em ascensão é fazer o profissional passar por um cargo de direção. Entre as áreas, podemos exemplificar alguns profissionais:

  • engenheiros;
  • médicos;
  • advogados;
  • profissionais de comunicação;
  • Profissionais de TI.

Nesses e em outros casos, a área de formação não conta com conhecimento administrativo ou de gestão. Por isso, é importante complementar o conhecimento com um MBA em estratégia corporativa, voltado para a gestão de empresas.

Mas, claro, empreendedores e administradores também são público para o MBA, principalmente para aqueles que focaram suas carreiras em uma área específica, como vendas, projetos  ou marketing, por exemplo.

Além de ajudar o profissional a desempenhar o seu papel da melhor maneira possível, a especialização ainda é um diferencial, um atrativo e, muitas vezes, um fator determinante na hora de ser escolhido no mercado de trabalho.

Entenda as diferenças entre MBA e Pós-Graduação

 A graduação é um passo indispensável para quem quer garantir uma carreira promissora. No entanto, não é mais um diferencial, mas sim uma exigência do mercado de trabalho. Quem quer ser um profissional de sucesso, garante a graduação, mas não para aí. A pós-graduação é o grande diferencial que um profissional pode oferecer às empresas, mostrando conhecimentos específicos, foco e conhecimento em uma determinada área.

Apesar de saberem disso, diversos profissionais ficam paralisados diante das dúvidas. é comum se perguntar, primeiramente, qual caminho seguir dentro do universo da área escolhida. Em algum momento, a dúvida entre MBA e pós-graduação surgirá. Por isso, descubra agora as diferenças entre os dois métodos, pois ficará mais fácil decidir o que é melhor para você.

MBA 

O MBA, na verdade, é um tipo de pós-graduação. Isso porque todo curso que vem depois da graduação são chamados de pós-graduação. A partir disso, eles se dividem em dois tipos. 

No caso do MBA, ele é classificado como lato sensu, como já citamos anteriormente. Essa classificação é voltada justamente para o desenvolvimento da carreira, também conhecido como especialização. Ou seja, curso de especialização e MBA são dois nomes diferentes para um mesmo tipo de curso.

Pós-Graduação

Por outro lado, nem toda pós-graduação é um MBA. A outra classificação é chamada de “stricto sensu”. Nela, se enquadram mestrado e doutorado, que são cursos que possuem foco mais acadêmico. 

Como escolher

Além dessas classificações oficiais, outro fator que faz diferença é a metodologia da instituição escolhida. Por exemplo, a Strong FGV cria programas mais generalistas ou mais específicos tanto para MBA quanto para pós-graduação.

Por isso, antes de se inscrever, é importante entender a programação do curso, tirar suas dúvidas e, então, tomar a melhor decisão.

Em questão de importância, ambas têm o mesmo peso acadêmico. O que pode ser um fator decisivo é identificar qual momento da carreira você se encontra.

A pós-graduação é ideal para o público que acabou de concluir a graduação. Enquanto o MBA é desenvolvido para aqueles que já têm experiência profissional e já lidam com os desafios da gestão.

Um ponto positivo do MBA é o Networking, além disso, a metodologia prática permite que o profissional se sinta mais confiante na hora de tomar decisões.

5 motivos para escolher o MBA

Falando em pontos positivos, separamos 5 motivos para você escolher o MBA Gestão Empresarial. Confira:

1 – Renove seus conhecimentos

Para profissionais experientes, nada melhor que reciclar seus conhecimentos, principalmente porque, naturalmente, a graduação foi feita há algum tempo. Além da especialização, o MBA atualiza o profissional sobre o mercado atual. E tudo de forma prática e aplicável.

2 – Especialização prática e pouco tempo

Quem já está atuando no mercado de trabalho, a metodologia prática do MBA é sob medida. Como dissemos, o programa é desenvolvido para o perfil de profissional experiente, agregando visão analítica através de atividades para “pôr a mão na massa”. O tempo para a conclusão do curso também é um diferencial: em 18 meses você tem seu certificado em mãos.

3 – Versatilidade

O curso MBA em Gestão Empresarial é ideal para profissionais de diferentes áreas, logo, pode ser aplicado em todos os tipos de mercado. Ou seja, mesmo que o profissional atue em outro nicho, seu conhecimento em gestão o acompanha.

4 – Valorização no mercado de trabalho

Qualquer empresa de grande porte reconhece o valor de um profissional com MBA em Gestão Empresarial. É alguém que quer e pode crescer dentro da empresa, fazendo carreira e ajudando a marca a crescer.

5 – Networking

No mundo dos negócios, todo profissional sabe a importância de um bom networking. E, diferente do que a maioria pensa, isso não tem a ver apenas com o setor comercial ou empresários. Conhecer pessoas aumenta suas opções de fazer um bom negócio quando se trata de carreira profissional. Conhecerá novas empresas, novas realidades através das discussões em aulas, além de excelentes profissionais: professores capacitados e alunos dedicados.

MBA em Gestão Empresarial FGV na Strong Business School

O Curso de Gestão Empresarial FGV é um dos cursos mais reconhecidos da fundação. Cerca de 30% dos alunos de MBA FGV são inscritos nesse curso. 

A Strong Business School tem orgulho de afirmar que o método FGV oferece um programa líder na formação de gestores de diversas áreas. 

Começando pelos professores, todos profissionais dedicados à pesquisa. O que, além do conhecimento agregado, também oferece aos alunos oportunidades de engajar em centros de pesquisa. A qualidade da equipe se estende, também, aos alunos, por isso, cada candidato passa por uma entrevista antes de ingressar no curso. 

Ficou interessado? 

Saiba mais sobre o MBA Empresarial FGV aqui. Conheça as unidades disponíveis, consulte valores e veja as disciplinas que compõem o programa. Ou converse com a gente pelo WhatsApp e tire suas dúvidas.


A Strong Busines School está presente em cinco cidades: Alphaville, Osasco, Santo André, São Caetano do Sul e Santos. Encontre Graduação, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão Estratégica de Empresas, MBA em Gestão Tributária, MBA em Marketing, MBA em Business Analytics, MBA em Gestão Financeira, MBA em Finanças e Investimentos e Pós-Graduação em Direito Empresarial. 


Precisa de ajuda?