Atendimento / Ouvidoria

Pós-graduação e trabalho: como conciliar?

Blog
09 de abril de 2022

Nos dias atuais, ter uma boa formação e manter-se atualizado é condição essencial para se manter no mercado de trabalho. Mas, como conciliar pós-graduação e trabalho? 

Na verdade, conciliar pós-graduação e trabalho pode até parecer um enorme desafio, mas com alguns ajustes, a rotina pode se encaixar e você ter o melhor dos dois mundos. 

Primeiro, mantendo sua fonte de renda e ganhando experiência no trabalho. E segundo, cursando uma pós-graduação relacionada com seu ambiente de trabalho, ou então, em uma área diferente, para você poder escolher um novo nicho para atuar. 

Porém, como conciliar pós-graduação e trabalho? Veja como é possível seguir trabalhando e cursando uma pós-graduação. 

Como conciliar pós-graduação e trabalho? 

Para começar, vamos te dar algumas dicas para você que pretende conciliar pós-graduação e trabalho.

Não perca tempo 

Você já deve ter notado como a gente perde tempo com inúmeras coisas durante o dia. Uma das que mais tomam nosso tempo são as redes sociais. 

Então, você que tem Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e ainda diversos grupos de WhatsApp, gasta um tempo considerável do seu dia, olhando o feed e postagens que pouco agregam em seu desenvolvimento. 

Quer uma dica? Faça um teste! Fique um dia sem olhar o feed do Instagram, as postagens do Facebook e a timeline do Twitter. Ligue o cronômetro do seu relógio toda vez que pensar em olhar as redes sociais. 

Desligue o cronômetro quando se direcionar para outra atividade. Você certamente ficará chocado com quanto tempo se perde, durante o dia, com mídias sociais. 

Também saiba abrir mão de atividades com os amigos no final de semana, ou encontros com a família que duram muito tempo, por exemplo. 

Assim, esse tempo, poderá ser investido em outra atividade, relacionada à pós-graduação, por exemplo. 

Use a agenda 

Quando se inicia um curso de pós-graduação, pode parecer impossível entregar todos os trabalhos e atender a todas as demandas do curso. Entretanto, quando você cria o hábito de usar uma agenda, as coisas ficam mais fáceis. 

Isso porque na agenda você consegue marcar quando terá que entregar cada trabalho, mas também já consegue deixar reservado o período que precisará para efetivamente fazer o trabalho em si. 

Portanto, se você tem um trabalho para entregar na segunda-feira, procure reservar trinta minutos de cada dia da semana pregressa, para começar a fazer o trabalho. 

É capaz, inclusive, de você terminar o trabalho durante a própria semana e assim, não comprometer seu final de semana. 

Outra boa opção é utilizar planilhas semanais. Assim, você consegue colocar todas suas atividades na planilha e ter uma boa noção de quanto tempo livre para se dedicar ao seu curso de pós-graduação você terá. 

Tenha metas 

É importante, quando se tenta conciliar pós-graduação e trabalho, ter metas bastante claras. 

Ou seja, no seu trabalho você precisa saber quais são as metas a serem atingidas, quando se pensa em produtividade, por exemplo. 

Na pós-graduação suas metas devem ser compatíveis com o tempo que você possui para se dedicar àquele curso. 

Isso é importante porque um curso que demandará estágio presencial, por exemplo, pode não ser adequado para quem já tem uma carga de trabalho de 40 horas. Nesse caso, você precisará reduzir sua carga de trabalho, ou conversar com sua chefia, para poder cumprir esse requisito. 

Portanto, ter metas adequadas à sua realidade é um passo importante para conseguir ter sucesso nos seus objetivos. 

Converse com sua chefia 

Muitas pessoas acreditam que conversar com o chefe que estão fazendo um curso de pós-graduação não é uma boa ideia. Mas, isso não é verdade!

Para começar, ao informar seu supervisor que você está interessado em cursar uma pós-graduação, ficará claro que você se tornará um profissional mais diferenciado. 

E também, em alguns dias que você precisará sair mais cedo ou se atrasar, não será uma surpresa para seu supervisor. Entretanto, vamos deixar claro que nenhum supervisor gosta de um colaborador que sempre sai mais cedo ou chega tarde, portanto, procure não abusar! 

Em caso de necessidade, tenha uma conversa aberta e franca sobre ajustes na jornada. Quem sabe você pode adequar melhor o seu horário de jornada de trabalho para tornar sua vida mais tranquila, encaixando pós-graduação e trabalho? 

Caso sua pós-graduação seja em uma área completamente diferente da que você trabalha, deixe claro a seu supervisor que os estudos não vão atrapalhar seu desempenho no seu trabalho. E que esse curso sempre foi um objetivo seu. 

Porém, se o curso for em área correlata, no futuro, você pode tentar inclusive pedir um aumento, visto que será um profissional mais bem qualificado. E nenhuma empresa quer perder um profissional qualificado para a concorrência. 

“Escolha suas próprias batalhas” 

Existe um ditado em inglês que diz “Choose your own battles”, o qual traduzido para o Português significa “escolha suas próprias batalhas”

Nem sempre há oportunidade de dizermos “não” a determinados projetos, mas será que você não está abraçando muita coisa no trabalho?

Será que não está na hora de delegar mais tarefas a outros colaboradores ou deixar aquele colega participar de um projeto para você conseguir mais tempo e se dedicar a sua pós-graduação?

Lembre-se que você terá que fazer concessões para encaixar a pós-graduação na sua rotina. Isso é necessário, pois a pós-graduação é um investimento para alavancar sua carreira profissional no futuro. 

Saber abrir mão de algumas batalhas no trabalho no momento presente, para sobrar mais tempo para se dedicar à pós-graduação, também é uma atitude bem sensata. 

Escolha um curso EAD 

E por último, há várias opções de cursos de pós-graduação disponíveis no mercado atualmente. Mas, o ideal para quem quer conciliar pós-graduação e trabalho, é escolher um curso EAD. 

E por que isso é importante? 

Para começar, os cursos EAD têm diplomas com a mesma validade dos cursos presenciais, porém, com muitas vantagens. 

Você não precisa se deslocar fisicamente até o polo institucional, ou seja, não perderá tempo nem dinheiro com transporte e trânsito. Imagine em uma cidade grande, quanto tempo você perde com deslocamento? 

Além disso, você pode fazer seu próprio horário para ver as aulas online e tirar dúvidas com os professores no momento em que estiver em casa. 

Dessa forma, você consegue encaixar a demanda do curso de uma maneira que fique boa para seus horários disponíveis e conseguir conciliar pós-graduação e trabalho.


Precisa de ajuda?