Atendimento / Ouvidoria

Qual pós-graduação fazer para trabalhar em um banco?

Blog
08 de junho de 2022

Fazer uma pós-graduação é uma excelente estratégia para ter salários maiores. E se você pretende trabalhar em um banco, então, isso é ainda mais essencial. Mas, qual pós-graduação fazer para alcançar esse objetivo? 

Se você ficou interessado (a) nesse assunto, vamos te explicar que existem diferentes pós-graduações, de acordo com seus objetivos, além de indicar boas opções de cursos para quem deseja trabalhar em bancos. Confira! 

Por que fazer uma pós-graduação é importante? 

Fazer uma pós-graduação é essencial para quem deseja ter mais oportunidades no trabalho. 

Para se ter uma ideia de como a pós-graduação pode impactar seu salário ao final do mês, um levantamento feito entre os salários de quem tem pós-graduação e quem não tem, apontou uma diferença salarial de 47%! 

Ou seja, um impacto significativo no salário ao final do mês, não é mesmo? 

Mas não é somente o salário que apresenta essa diferença gritante quando você opta pela pós-graduação. 

Veja outros motivos de investir em uma pós-graduação, além de aumentar o seu salário. 

Aumenta as chances de conseguir emprego 

Caso você esteja à procura de um novo emprego, fazer uma pós-graduação aumenta consideravelmente as chances de você conseguir um novo emprego. 

Isso porque quando quem vai te contratar analisa dois currículos, um com pós-graduação e outro sem, quem tem pós-graduação costuma sair na frente. 

Portanto, se você está à procura de um novo emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho, fazer uma pós-graduação é uma ótima escolha para atingir esses objetivos. 

Ampliar o networking 

Quer ter contato com mais pessoas e ampliar o ciclo de amizades? Fazendo uma pós-graduação, você amplia consideravelmente seu networking. 

Assim, você tem contato com um maior número de pessoas que já trabalham na mesma área que você deseja trabalhar. 

Poder concorrer a melhores vagas 

Quando se tem pós-graduação, você pode concorrer a vagas de gestão e também de direção. Imagine se você quer trabalhar em um banco. As melhores vagas, com os mais altos rendimentos, são aquelas que exigem os melhores currículos. 

Portanto, ao investir em uma pós-graduação você também abre portas para conseguir concorrer às melhores vagas disponíveis no mercado e não somente às vagas que exigem graduação. 

Quais são os tipos de pós-graduação que existem? 

Basicamente, pode-se dividir a pós-graduação em dois grandes grupos: stricto sensu e lato sensu.

A pós-graduação stricto sensu é formada pelos cursos de mestrado e doutorado. Quem aprova esses cursos é uma instituição governamental denominada Capes, que inclusive dá nota a esses cursos e também distribui bolsas para os alunos que desejam cursá-los. 

Quando um graduado resolve fazer mestrado ou doutorado, significa que essa pessoa tem interesse pela área de pesquisa e docência. Geralmente, esses cursos estão associados a universidades e envolvem bastante a área acadêmica. 

O perfil do aluno para cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado é de alguém que já demonstrou interesse em pesquisa durante a graduação e tem intenção de continuar nessa área. Outro fator importante é que geralmente cursos de mestrado e doutorado exigem dedicação exclusiva, sendo difícil fazer essa pós-graduação trabalhando no mercado. Daí a existência das bolsas. 

O mestrado pode ser concluído em até 3 anos, com créditos de disciplinas e a apresentação de uma dissertação. Já o doutorado tem prazo máximo de 5 anos e exige a defesa de uma tese, em frente a uma banca de professores, com titulação igual ou superior a doutorado. 

Já a pós-graduação lato sensu é formada pelas especializações e pelos cursos de MBA. Ou seja, são cursos de pós-graduação mais voltados ao mercado. Por isso, se você deseja trabalhar em um banco, a pós-graduação lato sensu é uma excelente escolha. 

Qual pós-graduação fazer para trabalhar em um banco? 

Caso seu desejo seja trabalhar em um banco, a pós-graduação poderá te abrir muitas portas. Existem muitos bancos no Brasil, tanto os tradicionais como os novos bancos digitais e fintechs. 

Assim, oportunidades não vão faltar para quem estiver bem preparado para esse mercado. 

Algumas boas opções de cursos de pós-graduação voltados para quem deseja trabalhar em bancos são ligadas às áreas de economia e investimentos, bem como gestão de recursos. 

Vale lembrar que o Brasil, atualmente, enfrenta um momento interessante no cenário econômico, com várias instituições financeiras e fintechs, bem como muitos brasileiros cada vez mais interessados em investir seu dinheiro em variados ativos financeiros. 

Portanto, vale frisar que o conhecimento na área econômica para quem deseja trabalhar em um banco é essencial e mandatório. 

Vamos ver algumas opções bastante interessantes. 

MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios 

Quando se trata de uma organização voltada ao mundo econômico, como os bancos, saber como lidar com as novas oportunidades de negócios, bem como ter uma visão global do cenário econômico mundial é essencial. 

Dessa forma, como parte das disciplinas desse curso de MBA, destacam-se as disciplinas de Cenários Econômicos e Tendências, Gestão de Operações de Negócios, Matemática Financeira, Contabilidade para Executivos e Negócios Internacionais. 

MBA Executivo em Finanças: Investimentos e Risco 

Outro curso de pós-graduação bastante indicado para quem deseja trabalhar em um banco é o MBA Executivo em Finanças: Investimentos e Risco. 

Afinal, com a pandemia, o número de brasileiros que passou a investir na bolsa de valores (B3) aumentou consideravelmente. Ou seja, há um mercado em expansão na área de investimentos e um profissional deve saber como indicar os melhores investimentos para cada perfil de investidor. 

De fato, esse curso prepara o indivíduo com excelência para atuar no mercado de capitais, aprendendo sobre gestão de risco e diversos tipos de ativos de investimento, como fundos, ações e renda fixa, por exemplo. 

Pós-graduação em Gestão Financeira 

Nesse curso, o profissional terá uma formação bastante específica e completa em gestão financeira. Assim, se o profissional deseja atuar na área bancária, não somente ligado a investimentos, mas também no setor de contabilidade, o curso representa uma boa opção. 

Economia empresarial, gestão de custos, gestão de tributos, valuation, dentre outros conteúdos serão amplamente explicados e trabalhados, para que o profissional ao terminar esse curso, sinta-se preparado para adentrar nesse nicho de mercado. 


Precisa de ajuda?