Visão Geral da palestra sobre insigths estratégicos
Ao final da década de 1980, com o término da Guerra Fria, inicia-se o processo de globalização, o qual provocou mudanças extraordinárias em inúmeros aspectos do desenvolvimento mundial e, consequentemente, nas técnicas de gestão. Dentro desse novo contexto, surgiram múltiplos desafios, onde, certamente, irão ocupar um lugar destacado as providências relacionadas à tomada de decisão. Nesse novo cenário torna-se necessário contar com um disciplinamento estratégico extremamente denso – onde além do planejamento estratégico iremos privilegiar o compromissamento com o pensamento estratégico.
Portanto, pensar e agir estrategicamente materializa um par ordenado de forças que deverá caminhar conjuntamente para ultrapassar e vencer os inúmeros obstáculos do 3º milênio, os quais serão cada vez mais complexos e sutis. De certa forma, essas são as mensagens dos geniais Peter Drucker e Jack Welch, personalidades exponenciais na identificação de atitudes-chave para o progresso corporativo.
Tópicos:
- O processo de globalização ® histórico e descrição geral;
- O aprendizado e a questão dos insights estratégicos – absolutos e seletivos;
- O sentido do empreendedorismo;
- A questão das conectividades no rastreio de oportunidades e ameaças;
- Condicionamento estratégico;
- O gestor globalizado do 3º milênio ® características fundamentais;
- Elites Plenas no processo de management.
Duração prevista: 70 minutos a 75 minutos para a exposição e 20 minutos adicionais para eventuais debates – em princípio.
Breve Currículo:
Luiz Fernando da Silva Pinto, Engenheiro civil, formado pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, com especialização em engenharia econômica, é professor-fundador da Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV (EPGE). Consultor de diversas empresas e órgãos públicos, possui numeroso livros e artigos publicados na área de estratégia, tendo sido, por duas vezes, ganhador do Prêmio Jabuti. É assessor da presidência da FGV, além de palestrante e pesquisador na área de projetos econômicos.