Mudança na tributação de fundos exclusivos favorece PGBL e VGBL: o que esperar em 2025?
Na Mídia09 de janeiro de 2025
Nessa matéria especial com comentários da nossa coordenadora do curso de ciências contábeis, Profª Marina Prieto, o jornal eletrônico InvestNews explica sobre previdência privada e suas mudanças na tributação para 2025. Confira os tópicos abordados:
- Crescimento da previdência privada: O saldo positivo do setor em 2024 foi de R$ 47,7 bilhões, com mais de 11,2 milhões de brasileiros possuindo algum plano de previdência privada.
- Mudanças tributárias: A nova tributação dos fundos exclusivos e offshores, com alíquotas de 20% para curto prazo e 15% para longo prazo, impulsionou a migração para a previdência privada.
- Vantagens da previdência privada: Oferece benefícios fiscais, alíquotas reduzidas no longo prazo e maior flexibilidade nos aportes e resgates.
- Digitalização e novos investidores: Plataformas digitais e a educação financeira têm atraído investidores mais jovens.
- Perspectivas para 2025: Espera-se mais incentivos fiscais e mudanças regulatórias que favoreçam a previdência privada, ampliando a base de investidores.